BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

segunda-feira, 5 de julho de 2010

DILUNDA GARCIA

Diulinda Garcia é natural de São João do Sabugi. Formada em Letras pela UFRN, a escritora atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura em escolas da Rede Pública do Estado. Também atuou na Secretaria Municipal de Educação da capital como especialista em projetos educacionais e também como Chefe de Gabinete. Além da Academia Feminina de Letras, Diulinda é membro do Memorial da mulher e poeta participante da coletânea “Novos Poetas do Rio Grande do Norte”, da Fundação José Augusto. O primeiro livro da escritora, “Caminho do Invisível”, foi lançado em dezembro de 2006.
2º TRABALHO
Uma viagem por caminhos paralelos entre a existência concreta e a realidade abstrata. Essa é a proposta dos poemas da escritura Diulinda Garcia, presentes em seu segundo livro, “Abstração”, que será lançado hoje, às 19h, na livraria Siciliano do Midway Mall.

A autora pretende surpreender o leitor com sua abordagem poética moderna e atenta á contemporaneidade. A obra, prefaciada pelo membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Valério Mesquita, é composta por mais de 50 poemas.

No contexto do livro, Diulinda varia as cores de sua paisagem poética, através de uma composição que expressa conflitos existenciais, o amor, os encontros e desencontros inerentes à condição humana, sem esquecer de pincelar as nuances que revelam suas preocupações com as desigualdades sociais e as negligências políticas. “Dessa forma eu busco surpreender o leitor em cada verso, em cada poema e, assim, o convido, gentilmente, a mudar o foco de seu olhar”, explica a escritora.

A poetisa se considera vigilante. Ela afirma que seus versos constituem uma porta de acesso à conscientização social, descortinando as janelas que ainda se encontram fechadas ao processo de inclusão das minorias. Nesse encontro silencioso com o leitor, em poemas como “Eu não vou desistir do meu país”, Diulinda questiona e denuncia uma realidade que se esconde ou mascara. “Insisto para que se derrubem as muralhas dos feudos políticos em evidência, que impedem a inclusão das minorias escondidas na periferia”, complementa a escritora. O livro “Abstração” revela impressões da própria vida. A autora borda as páginas de seu segundo título com suas vivências, emoções, experiências, sentimentos, valores e a própria leitura.

O psicólogo José Garcia Silva, responsável pela contracapa do livro, afirma que os versos da poetisa ora a revelam, ora a escondem, instigando o leitor a olhar através da janela indiscreta de sua vida interior tão rica e complexa. “Diulinda Garcia nos convida a nos distrair de forma reflexiva, emocionante e inteligente do cotidiano que nos concretiza”, expressa José.

“Abstração” conta também com orelha da pedagoga Zelma Bezerra Furtado, presidente da Academia Feminina de Letras do RN, da qual Diulinda também faz parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWSNEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWSNEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ACADEMIAS

VILMACI VIANA

VILMACI VIANA

ZELMA BEZERRA FURTADO DE MEDEIROS,

ZELMA BEZERRA FURTADO DE MEDEIROS,
1ª PRESIDENTE - 22/04/2000

ZENÓBA COLLARES

ZENÓBA COLLARES

ZÉLIA FREIRE

ZÉLIA FREIRE

JOANA BESSA

JOANA BESSA
PRIMEIRA VEREADORA DO BRASIL, ELEITA EM 1928, NA CIDADE DE PAU DOS FERROS. ELA NASCEU NO MUNICÍPIO DE ITAÚ, EM 1896.ELA DEVERIA FAZER PARTE DA HISTÓRIA POTIGUAR

CONTADOR DE VISITAS