BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

segunda-feira, 5 de julho de 2010

CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES

Nasceu em 16 de julho de 1947, filha de Lourival Pessoa da Silva e Terezinha do Menino Jesus da Silva. Escreve e l~e dese os três anos.O primeiro poema, aos nove.
Embaixadora universal da paz (Cercle Univ.de Les Embassadeurs de la Paix-Genebra, Suiça), poeta Honoris Causa pelo CBLP,para oito países Lusófonos, Patroness da AVSPE, Diretora Regional do inBrasCi (Instituto d Culturas Intrnacionais/Medalha de Mérito )em Belo Horizonte .Integra a Rede Catitu Cultural no Núcleo de Entrevistas, e faz revisões de projetos na mesma .Clevane Pessoa de Araújo Lopes é nordestina de S.José de Mipibu, RN, mora em Minas Gerais desde a infância, tendo retornado à capital mineira depois de dez anos no NE (S.Luiz, Maranhão) e N ( Belém,Pará).

Aos dezesseis/dezessete anos, foi a redatora chefe de Voz das Mil, jornal Literário do Colégio sagrado Coração de Jesus.Sua primeira resenha foi publicada na Revista da Presidência, em 1964. Depois, escreveu em jornais por onde passou.

É psicóloga, tendo estudado no CES em Juiz de Fora até ao oitavo período.Por motivo de enlace, com o engenheiro civil Eduardo Lopes da Silva, mudou-se para Belo Horizonte e concluiu o curso na FUMEC.

Escreve desde a infância e poesia a partir dos dez anos de idade.Palestrista, oficineira, em temas literários ou de psicologia, é desenhista e gosta da beleza-em todas as suas fontes vertentes. Cônsul Poeta Del Mundo, Embaixadora Universal da Paz (Cercle Univ.de Les Ambassadeurs de la Paix-Genebra, Suiça) ; Poeta Honoris Causa pelo CBLP,para oito países Lusófonos , Patroness da AVSPE ; Diretora regional do inBrasCi (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais) em Belo Horizonte,integra a rede Catitu” na “Núcleo de Entrevistas Clevane Pessoa entre Pessoas,é Representante do Movimento Cultural aBrace (Uruguai Brasil), na capital mineira e é Delegada da ALPAS XXI por MG e Bahia. Presidiu, a convite do fundador da UBT , Luiz Otávio, a seção de Juiz de fora, MG, nos Anos 60, onde também foi empossada no NUME, Núcleo Mineiro de Escritores, após receber seu primeiro prêmio Literário (primeiro lugar de crônica, Troféu Domervilly Nóbrega, ) Pertence à Academia de Trovas do RN desde 1968 e a outras Academias Literárias , na qualidade de Membro Correspondente (*).

Até aposentar-se, trabalhou na Casa da Crinaça e do Adolescente do HJK, que fundou e coordenou (SAISCA-Serviço de Atendimento Integral ao Adolescente, seu projeto criado em S.Luiz Maranhão , encampado pelo Ministério da Saúde, tornado OS a posteriori) e levado a Belém , Pará, de 1996 a 1990, quando retornou a BH/MG).Esse projeto, alcança Poesia e Artes, crianças, adolescentes e família, além de atendimento à saúde.

Em 1993, participa intensamente, pelo HJK, com a seção de Psicologia, da organização do Congresso Internacional L’espoir sem Frontiers(Esperança Sem Fronteiras).No evento, desenvolveu uma oficina sobre família e participou de mesas.

Representou a então Deputada Estadual Elaine Matozinho, proferindo palestra no tema, do Simpósio sobre Adoção Internacional (Lions/Rotary ), discorrendo sobre sua experiência profissional sobre as relações Mãe/filhos e sua consequências.

Nos anos 90,discorreu em temas livres de congressos, sobre adolescência, família, mulher, sexualidade (resumos nos anais dos congressos), realizou trabalhos e oficinas, com idosos, adolescentes, crianças, idosos, pessoas com necessidades especiais, diabéticos, cardiopatas, obesos , educadores.Desenvolveu, na casa Abrigo sempre Viva, um trabalho de recuperação da autoestima ,com mulheres vitimizadas e /ou ameaçadas de morte,com seus filhos, em endereço secreto, então, a convite da delegada da Mulher (Dra Elaine Matozinhos-Delegacia especializada em Crimes Contra a Mulher)

Foi redatora no Jornais Gazeta Comercial (Coluna “Clevane Comenta”, cadernos de domingo “Ribalta Lítero-Artística”, gente, Letras e Artes, esta em co-edição com Messias da Rocha) .Foi co-proprietária e editora de Artes e Literatura do tablóide URGENTE.Publicou poemas , crônicas e artigos em vaios jornais.Foi editora da página “Mulher”, no Jorna Visconde de Rio Branco.participou das nas revistas “Tamaulipas”, de Tampico, México, Anos 60) “O LINCE”-Juiz de Fora,”Estalo, a revista”, em Belo Horizonte, escreveu a convite, ensaio sobre a dança no Caderno de Dança da Companhia de Dança Contemporânea,de Évora, Portugal.Escreve na revista literária do aBrace, do qual é representante.Tem ainda poemas nas revistas contemporâneas Guatá, Caderno Literário da editora Pragmatha, do Mural dos Escritores(virtual)

Tem artigos científicos em co participação no Jornal de Pediatria e outros.

Atualmente, em 2010, está na revista LOGOS, a convite do Editor KIKO KONSULIN(S.Luiz-MA), com poemas (no prelo)

No jornal da TV Bandeirantes (BAND/MG), foi comentarista de comportamento.Âncoras:Fernando e Paulo.participou, como entrevistada, em vários programas de Tv e rádio

Foi responsável pelo tema Metodologia Participativa com Crianças e Adolescentes, na aula inaugural do projeto Vida, Saúde Alegria, (CECIP/KELLOG) , pela revisão dos manuais, e responsável pela gravação de 48 horas de oficina com adolescentes, cuja fala foi transformada em esquetes teatrais para vídeos-Rio de Janeiro, 1993, distribuídos em kitspara os educadores.

No VI Congresso de adolescência (BH/MG)_, teve seu jogral Adolescendo Adolescer, no bojo do espetáculo BOLA DE CRISTAL, da maestrina Volga-S.Luiz/MA,trazido em sua homenagem.No mesmo, teve seis temas livres sobre incesto e estupro(palestra), pichação, mães adolescentes, etc, e secretariou mesas.

Foi coordenadora, com a Dra Maria da Conceição de Oliveira Costa , do projeto Saúde em Comunidade , no projeto Emaús, em Belém , Pará, nos Anos 90 e Liderança e Protagonismo na Adolescência.

É co-autora , no compêndio Adolescência, Aspectos Clínicos e Psicossociais (Edit.ARTE MED-RS), coordenado pelos Drs Maria da conceição de Oliveira Costa (BA) e Ronald Pagnocelli(RS) ,nos capítulos de Sexualidade e Educação Sexual do Adolescente.

Em 08 de março de 2002, recebeu placa da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, na qualidade de “Presença feminina nos mais diversos ramos de atividade/ promessa de um mundo melhor”)

Em 2004, participa com oficinas, do Seminário sobre Violência contra a criança e o adoelscente, pela OIT(Organização Internacional do trabalho), NEPPA(Núcleo de Pesquisa em Adolescência) e Universidade Estadual de Feira de Santana (BA), para oficiais-policiais rodoviários-profissionais de saúde, delegacia de polícia , estagiários,etc, a convite da Dra.Conceição de Oliveira Costa.

Recebe vários prêmios literários em certames.Em 2009, é primeiro lugar no Festival de Inverno Ouro Preto/Mariana, com o poema O Chão de Minha Terra.

Nos XXIII Jogos Florais do Algarve ,Portugal recebeu o Prêmio Ex-Aequo, primeiro lugar de conto livre, com o conto “O Labirinto Negro”, onde mostra o trabalho artesanal das labirinteiras nordestinas, em uma trama de amor.

Em maio 2009 , tomou posse na ALB( Academia de Letras do Brasil), quando foi homenageada, recebendo então, o título de “Doutora Honoris Causa em Filosofia Universal/PH.I-Filósofa Imortal “Honoris causa, em reconhecimento à sua Pordução Univérsica Filósofo /Literária de efeitos e repercussões internacionais “, pela CONALB (Conselho Nacional das Academias de Letras do Brasil e Academia de Letras do Brasil”, concedido pelo Presidente Dr.Mhário Carabajal.Na ABL/ Mariana(cidade primaz), ocupa a cadeira número 11, Jornalista Laís Corrêa de Araújo, fazendo parte dos doze primeiros acadêmicos empossados.

Em 2007, recebeu Troféu do Movimento Cultural aBrace (Brasil/Uruguai), pelos 50 anos de Poesia, quando fz preleção pela Poesia e Poetas, em Montevidéu e lançou seu livros de contos Mulheres de sal Água e Afins/Edit.Urbana);Em 2009, recebe o maior prêmio aBrace, o troféu criado pelo escultor uruguaio, Daniel Tabaré Gonella .Clevane Pessoa escreve na revista literária do MC aBrace e é sua representante na capital mineira.

Em 2007, no evento Poesia é Ouro , lança livro de contos e comemora os 50 anos de poeta-Centro Cultural Belo Horizonte-

Ainda em 2007, recebe a Medalha de Ouro do InBrasCi , diploma de mérito da entidade e da Aldrava Letras e Artes, na mesma data em que é agraciada com a maior honraria da Câmara municipal de Belo Horizonte,o Grande colar de Mérito, tendo sido patrono, Oscar Niemeyer...

Em 2008, a ONG Associação Arte Pela Paz, concede-lhe , em 25 de outubro, destaque e certificado “por sua contribuição na busca por uma Belo Horizonte mais justa e pacífica”

Em 2009, recebe, no mesmo “BH na PAZ”, mega evento, um troféu, pelo grupo Poetas Pela Poesia e Pela Paz, pelo evento anual que realizam, PAZ E POESIA.

Em 2009, realiza recital nas Terças Poéticas do Palácio das Artes(curadoria de Wilmar Silva/coop com o Suplemento Literáriode MG) e estará presente no livro anual do mesmo, a sair em julho 2010.

E, novembro de 2009, toma posse na Academia Feminina de Letras, AFEMIL, um ano depois de votada para a cadeira 05-Cecília Meireles, proferindo discurso sobre a Patrona.

Também em 2009, é convidada pela Associação Mineira de Imprensa para consultora de Artes.

Nos Anos 60/70,foi nomeada Delegada Ad Honoren," com todas as honras de representação distinguida", do Instituto de Cultura Americana,registro 5041-França, Paris, UNESCO, pela filial do Uruguai e da ARIEL (Associação de Livres Pensadores), pela filial de Portugal.Graças a esse dois últimos cargos, forneceu cartas de apresentação a artistas e poetas brasileiros,que dessa forma, escaparam da Ditadura Militar e puderam sair do País.

É mãe de Cleanton Alessandro (Allez Pessoa, contrabaixista e desenhista e Gabriel (massoterapeuta),viúva do Engenheiro Civil Eduardo Lopes da Silva, nascido em Natal, RN. Clevane Pessoa entre Pessoas,é Representante do Movimento Cultural aBrace (Uruguai Brasil), na capital mineira e é Delegada da ALPAS XXI por MG e Bahia.Pertence à Academia de Trovas do RN desde 1968 e a outras academias literárias , na qualidade de Membro

(*) Pertence , como Acadêmica Correspondente, por convite, à ADL (Academia Dorense de Letras),ÀANELCARTES(Neves, MG) depois de haver sido premiada em certames literários (Conto, Poesia moderna) e proferido conferência sobre Carlos Drummond de Andrade) em Boa Esperança-MG.À ALI (Academia de Letras de Itajubá,Sul de Minas, onde estudou, mas ainda não foi empossada ), à ALTO, (Academia de Letras de Teófilo Otoni- Norte de MG) ,à Academia Cachoeirense de Letras ; à ATRN-desde 1968 .
Pertence ainda à Associação dos Poetas Vivos e Afins (RN).

Em 2009, lança O Sono das Fadas e Erotíssima (selo catitu/Halt), na Bienal do livro do Rio de Janeiro.Editor:Poeta Marco Llobus/Rede Catitu e Cláudio Márcio Barbosa.

Ilustrou “Cem Trovas de Juiz de Fora(Concurso Rádio Industrial, programa Contraponto), premiação no Vice Consulado de Portugal, onde estudou Literatura Portuguesa cm Cleonice rainho.

Tem o Projeto POIETISA aprovado pela lei Municipal de Incentivo á Cultura de BH/MG, em parceria com LLobus-um livro álbum , de entrevistas, poemas e fotografias com mulheres poetas com mais de 50 anos.No prelo.
Revisa livros,faz resenhas, escreveu muitos prefácios e orelhas de livros.No momento, atualiza a antologia D”Versos, edição em prol do Alô Vida, coordenada por Cláudio Márcio Carbosa, para a qual, dez poetas doaram dez poemas.Seus retrartos, foram desenhados pelo premiado artista Wander Lara.
Mantém dez blogs de divulgação culturais, alguns específicos(por ex, para indígenas, para crianças, entrevistas,e tc)

É Representante da ALPAS XXI (RS).
É Vice Presidente do Instituto Imersão Latina (IMEL)-BH/MG
Na Internet, Acadêmica da AVBL (Academia Virtual Brasileira de Letras, Cadeira Lindolf Bell) e é Patroness da AVSPE (Academia Virtual sala dos Poetas e Escritores)
Pertence ainda ao VirArte do RS(Santa Maria) . Foi convidada pela Presidente Ieda Cavalleiro à CAPORI (Casa do Poeta RioGrandense do Sul), desde 2009.

Pertence ao MUNAP (Museu Nacional da Poesia)-pesquisadora e divulgadora.

No momento, sua mostra de desenhos e poemas, Graal Feminino Plural, está no centro Cultural S.Bernardo e em maio, estará no Centro Cultural Lagoa do Nado (Onde já fez v´paros recitais e oficina de trovas para crianças, a convit de Ricardo Evangelsta, coordenador dos saraus de poesia).A partir de março 2008, a mostra, com recital, vem circulando pelos centros culturais.A primeira porém, foi na galeria da Àrvore, espaço do MUNAP dentro do Parque Municipal Américo René Gianetti

É uma das poetas participantes da exposições da artista plástica Iara Abreu, com poemas no tema Aspectos Urbanos –que foi exposta várias vezes na capital mineira e convidada agora a apresentar-se em Portugal.

Livros publicados:

Poesia: Sombras Feitas de Luz (editora Plurarts);
Asas de Água (Editora Plurarts);
A Indiazinha e o Natal (Ed.Haruko);
Partes de Mim ( RGD Ed.)
Prosa: Mulheres de sal, Água e Afins – de Contos, em editora do Rio de Janeiro (Urbana) e Libergráfica Editora em Belo Horizonte.

Olhares, Teares,Saberes (selo edit.Popular-S.Luiz-MA)- lançado na Bienal do Livro/Rio
Erotíssima (Selo Catitu) -lançado na Bienal do do Livro /Rio

O Sono das Fadas(Selo Catitu),para crianças até 100 anos-Lançado na Bienal do Livro do Rio.

Nos Anos 80, na FUMEC, participou com poemas ilustrados e telas a óleo, da coletiva I Mostra de Arte da FUMEC-onde graduou-se em Psicologia .

Participou com 25 ilustrações, do “Original-Livro de Artistas”, do MUNAP(Museu Nacional da Poesia), no tema “A Forma do Pote vazio” .Coordenou o Projeto PP (Projeto Poesia no Pano)

Ilustrou, entre outros trabalhos :”Completa Ceia”-espetáculo Teatral de Rogerio Salgado (poemas), expo a bico de pena.Ilustrou ainda seu pp livro “Asas de Água e Mulheres de Sal, Água e Afins”.Ilustrou “Brincando de Representar”, de Virgilene Araújo(...)

Na Internet, mantém 19 (dezenove) e-books de ensaio, poesia, infantis, memórias etc. com download grátis e participa de várias antologias virtuais.

Alguns E-livros individuais :

Partes de Mim
Pássaros de Papel em Nuvens de Algodão (com José Geraldo Neres)
Nas Velas do Tempo(memórias de uma repórter na Ditadura)
História de Um pretinho.
Panapaná, Chuva de Trovas
Trovas, Pequenas Notáveis
Mix de Haikais e Poetrix
Orvalho (Haikais, sob o heterônomo HARUKO(Primavera em japonês)
Velhos Olhos, Novos Olhos
O fenômeno Literário Wilmar Silva (ensaio)
Com Olhos de Passarinho
Os Anjos de Milinha
O Sono das Fadas
Caminhares de Francesco (São Francisco de Assis
O Anjinho da Árvore

“Busco amigos verdadeiros, qual o mergulhador em águas profundas, busca a melhores ostras para achar a pérola.O que resta, pode ser lindo qual o abalon, o nácar,a madrepérola, mas jamais terá o mesmo valor” (Clevane Pessoa)

FONTE - SITE DA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES

Um comentário:

  1. Fico muitíssima honrada de estar aqui, na companhia de tantas mulheres espetaculares e as que escrevem, que pertencem á Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte.Grata e honrada fui convidada pela cara Prsidente da mesma, Zelma Bezerra Furtado de Medeiros , que também agregou-me à maravilha que sua obra, o Memorial da Mulher, onde já há alguma parte de mim .Conheci-o quando estive em Natal, para o exitoso I Encontro De Escritores de Língua Portuguesa.Espero, em breve, tomar posse , em meu Estado, o que somente plenifica-me de alegria.Minhas raízes são muito importantes para mim e foi muito emocionada que visitei a cidade onde nasci, S.José de Mipibu, em memorável encontro com conterrâneos e acompanhada de poetas de Natal.
    Sou ainda grata a José Maria das Chagas, congratulando-me com sua iniciativa de dar lugar e voz às mulheres nordestinas-de nascimento ou adoção.E aproveito para dizer que meus blogs estarão sempre à disposição, para divulgação de textos ou notícias lítero-culturais , por exemplo, em meu domínio
    http://clevanepessoa.net/blog.php
    Ou em http://poesiaemtodaparte.blogspot.com
    Cordialemnte:
    Clevane Pessoa de Araújo Lopes
    clevaneplopes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWSNEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWSNEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ACADEMIAS

VILMACI VIANA

VILMACI VIANA

ZELMA BEZERRA FURTADO DE MEDEIROS,

ZELMA BEZERRA FURTADO DE MEDEIROS,
1ª PRESIDENTE - 22/04/2000

ZENÓBA COLLARES

ZENÓBA COLLARES

ZÉLIA FREIRE

ZÉLIA FREIRE

JOANA BESSA

JOANA BESSA
PRIMEIRA VEREADORA DO BRASIL, ELEITA EM 1928, NA CIDADE DE PAU DOS FERROS. ELA NASCEU NO MUNICÍPIO DE ITAÚ, EM 1896.ELA DEVERIA FAZER PARTE DA HISTÓRIA POTIGUAR

CONTADOR DE VISITAS